O nome é Dandara.

285639_453220591356898_1633459064_n

O que? Tandara? Tamara? Samara? Nathalia? – Dandara/Dandara/Dandaraííííííí – É o nome daquele desenho, né? Olho de Dandara? – Mas, foi sua mãe ou seu pai que inventou esse nome?

Desculpa humanidade. A música do Katinguelê é Inara. O olho é de Thundera. O nome é Dandara.

E foi minha mãe que me deu. Reza a lenda que um dia minha mãe foi na loja de um angolano, comigo ainda bebê no carrinho, e ele perguntou?
– Que lindo bebê. Qual é o nome?
– Dandara.
– E a senhora sabe o significado?
– Não sei, não.
– É africado. Nome de uma deusa-guerreira. Significa: Eu vim para ficar!

Não sei. A história pode ser lenda, ilusão ou bobagem, mas o significado pegou e foi contado para todos que perguntaram de onde esse nome vem. A história real do nome começou quando minha mãe viu uma matéria com a filha na Cláudia Ohana, Dandara, em uma revista.

Agora, a origem real do nome vem da Dandara, guerreira mulher de Zumbi dos Palmares, alguém sabia? Lutou bastante ao lado do companheiro, teve três filhos e suicidou-se para não voltar a ser escrava. Ela é quem traz a força e a intensidade do nome para todas as mulheres, principalmente negras, que também são Dandaras.

Descobri isso de curiosa buscando o nome no Google, além disso, encontrei mais tudo isso aqui:

# De um site de significados e personalidade dos nomes temos:
Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atrás em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer. Mas deve tomar cuidade em não se tornar dependente ou infantil ao extremo, para isso não deve se pendurar nos outros.

# Encontrei também uma Mc Dandara (pode me chamar de boa!):

# A música Dandara da Simone que eu já conhecia e que minha acha a coisa mais linda do mundo:

# As lendas de Dandara:
Um livro feminista e poderoso com 10 contos sobre Dandara dos Palmares. Escrito por Jarid Arraes e ilustrado por Aline Valek. É puro amor, gente.
Olha só: http://www.aslendasdedandara.com.br/.

aslendas11

# Empoderadas | Dandara:
Um dos capítulos da websérie Empoderadas, um projeto que amplia a representação e representatividade de mulheres negras, trouxe um poema lindo de Joyce Prado com uma produção incrível e um monte de mulheres simplesmente maravilhosas.

Eu sei, o nome causa estranheza e todas as vezes que conheço alguém novo tenho que falar pelo menos 3 vezes meu nome e sempre soletrar para quem vai escrevê-lo, apesar de escrever exatamente como se fala. Vai entender…

Mesmo assim, gosto muito de ser Dandara e hoje o nome está completando comigo 24 anos. E mais um ano se passa e eu ficando mais velha. Mais madura. Mais forte. Mais guerreira. Mais Dandara.

Cá estou eu. 24 anos. Dandara. Vim pra ficar.

[Editado em 29/05/2016]
Fiz esse post no meu aniversário de 2013 e, desde então, ele é o mais lido e mais comentado aqui no meu blog. As pessoas procuram o significado de Dandara no google e acabam caindo aqui e dividindo comigo um pouco da sua história e experiência com o nome.

Outro dia recebi o comentário da Georgia França pedindo para eu conhecer uma música linda, Dandara da banda N’zambi, que me mostrou como várias coisas que disse nesse post mudaram. Me mostrou que hoje tenho uma relação ainda mais profunda com tudo que esse nome significa.

Obrigada todas as Dandaras que já dividiram comigo suas histórias e continuem comentando seus significados e seus motivos para ser uma Dandara. Nós viemos para ficar.

38 comentários sobre “O nome é Dandara.

  1. Suzana Fonsêca disse:

    adorei!!! minha filhota também chama-se Dandara. E ela e portuguesinha ai vc imagina ne a confusão que da. não conheço nenhuma Dandara aqui em Portugal alem da minha filhota. toda gente estranha o nome mas depois habituam-se.
    amo o nome e tem uma sonoridade linda. gosto de dizer que significa princesa guerreira….

  2. Jessica A. disse:

    Como comentei la no blog da Melina, foi pelo seu nome que vim parar aqui ahaha ! Vi o post das 13 meninas e 1 porta vermelha e sou tão apaixonada por esse nome que cliquei 🙂
    Com bastante atraso, feliz aniversario !

    • Dandara Sanches disse:

      Jessica, muito obrigada! <3 Feliz aniversário nunca é demais. hehe Eu adoro! Que bom que gosta do nome, que tal colocar na sua filha um dia? Ela vai achar um saco no começo, mas depois vai entender a força e a beleza do nome. hahaha 😉

  3. Dandara disse:

    Olá, Dandara. Eu estava procurando o significado do meu nome, porque uma amiga me instigou a buscar porque disse que eu ia gostar muito, já tinha procurado diversas outras vezes, e sabia de tudo isso que você falou, menos uma coisa, “Eu vim pra ficar”, eu gostei muito e adorei o post. A escolha do meu nome, foi um pouco parecida com a sua, minha mãe também viu o nome da filha da Claudia Ohana em uma matéria e por aí foi… Eu também adoro conhecer outras “Dandaras”, e amo o meu nome, não tem outro nome que combine mais comigo, e como você falou bem no final a respeito que estava completando 21 anos e fica mais velha. Mais madura. Mais forte. Mais guerreira. Mais Dandara! É assim que eu também me sinto, apesar de agora ter 20 anos e saber que esse post é de 2014. Hahahahaha Abraços Dandara.

    • Dandara Sanches disse:

      Oba, adoro conhecer outras Dandaras. Que bom que se identificou e gostou do texto, principalmente da parte do “eu vim para ficar”, que é tão única e pessoal, não achei em nenhum site, realmente minha mãe ouviu isso direto da fonte, hehe. Adoro poder espalhar e compartilhar com as outras Dandaras a força desse nome. O nome também é usado no universo do feminismo, por conta de ser da mulher do zumbi, que foi tão forte e guerreira. Obrigada pelo comentário e que cada possamos ser mais Dandara na vida. Um beijo. 😉

  4. dandaramartineli disse:

    Que legal!! Eu ja sabia o significado mas teve algumas coisas que eu não sabia, tipo #Vim para ficar! Amei, e também amo meu nome. Vamos combinar de todas as Dandaras se encontrarem, nunca conheci alguém com o meu nome kkkk. Abraço

  5. nayara disse:

    Oii
    Adoreii saber o significado do nome “Dandara” pois desde q engravidei do meu primeiro filho tinha em mente q se fosse uma menina o nome seria esse.
    Deus me presenteou com um lindo menino “Thiago Pierry” q eu amo mtoo.
    Passaram-se dois anos e engravidei do meu segundo baby e claro com o msm pensamento q se fosse menina seria “Dandara” ….,enfim..,.,mais um menino “Bruno Henry”….,,,,
    Agr estou gravida de dois meses pela terceira vz pedindo a Deus q ele me conceda a graça de ser mae de uma menina q concerteza sera “Dandara”

    • Dandara Sanches disse:

      Oi, Nayara.
      Mesmo sendo suspeita para falar, haha, continuando gostando muito do nome Dandara e acredito que tem um significado muito bonito e forte. Que Deus abençoe muito sua família e que você possa receber uma menininha Dandara dessa vez. 😉
      Um beijo.

  6. Dandara Resende disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tudo isso que você disse é verdade, as pessoas nunca entendem o certo, sempre erram!
    Fiquei feliz em saber que assim como eu, outra pessoa tambem tem que explicar, desenhar, fazer mimica para que os outros entendam! kkkkkkkkk
    Prazer Dandara , sou Dandara tambem! o/

  7. Gleide Souza disse:

    Oiii, Dandara Sanches.
    Tenho uma filha que também se chama Dandara.Foi o pai quem escolheu ele é professor e apaixonado pela literatura afro-brasileira, e decidiu colocar esse nome por que diz que nossa filha é a mais bela guerreira, e veio pra ficar.Pois O nome Dandara também quer dizer “a mais bela”.E ele paparica demais ela Dandara Raissa.

    • Dandara Sanches disse:

      Gleide, fico feliz quando recebo comentários como o seu. O nome Dandara, para mim, transmite muito a força e a beleza da mulher afro e acho lindo quando outras pessoas também enxergam esse nome assim. Um beijo para você e toda família. 😉

  8. Dandara Iris disse:

    Tbem mi chamo Dandara e tbem pesquisei sobre a origem africana e a relação com zumbi dos palmares. Antes achava estranho o nome pq não conhecia muita gente com este nome. Mas hoje em dia, O meu nome não é mais vergonha e sim Motivo de orgulho. Parabéns á nos Dandara’s.

  9. Dandara Tulsen disse:

    Preciso dizer que amei todo o texto. Me senti devidamente representada rsrs. Diferente de muitas Dandaras que conheci (nem foram tantas assim), eu nunca tive problemas com meu nome. Nem quando eu era criança. Nunca achei estranho, nunca foi motivo para que fizessem chacota comigo na escola.
    Muito pelo contrário, sempre me orgulhei muito do meu nome, até porque cresci ouvindo minha mãe dizer que Dandara era uma deusa da beleza negra. E a alguns anos atrás descobri que significa negra bonita (talvez uma variação das palavras Danda e odara, não sei). Em fim, parabéns pelo texto, e obrigada por acrescentar mais esse significado ao meu conhecimento. Beijo.

  10. Dandara Monteiro disse:

    Cara adorei essa matéria, demorei procurei significados para meu nome, além do que os meus pais me falavam, que é “rainha da beleza negra”

  11. Dandara Enoque disse:

    Oi o meu nome tambem e Dandara e ja tenho 26 anos e sou de Portugal! Senti aquilo que tu falaste no teu blog…Palavras para que, gente burra!! Bom Ano e tudo de Bom!

  12. Ivanete disse:

    Amei seu nome, busquei na história um nome com significado forte.
    Sou historiadora e além disso criei uma ONG muito séria chamada Instituto Dandara.
    Há outras versões para o nome como: origem africana ou esposa de Ganga Zumba, um dos lideres de Palmares, o qual atuou ao lado de Zumbi. Outros dizem que por ter gostado do nome, Zumbi que era mais jovem também colocou o nome na filha.
    Foi um sacrifício registrar minha filha. Fiquei três horas esperando até que encontraram a filha da Cláudia Ohana. Assim, aceitaram registrá-la.
    Ela não gosta do nome, porque os amigos a chamam de Instituto, mas hoje já se acostumou mais e tem 18 anos.
    Significa também guerreira famosa, mas existe pouco material a respeito. Segundo alguns historiadores a Dandara era extremamente politizada e foi a mentora intelectual de Zumbi. Preparou zumbi para ser o grande líder. Forço através dos quilombolas espalhados pelo Brasil que a Princesa Isabel assinasse a Lei áurea, que aboliu a escravatura. Ela não assinou por ser boa, mas porque foi forçada, devido ao crescente movimento contra a escravidão.
    .
    Abraço querida.
    Ivanete Bezerra – Me add no face.

    • Dandara Sanches disse:

      Ah, sua filha é jovem? Quando eu era mais nova também não percebia a força do nome, mas tenho certeza que se ela parar um pouquinho para pensar também vai se apaixonar por ser Dandara. 🙂
      Obrigada pelo comentário e por compartilhar comigo mais um pouco da história de Dandara dos Palmares que foi uma mulher incrível.
      Parabéns e tudo de bom para você, sua Dandara, seu instituto e sua força.
      Um beijo.

  13. Georgia França disse:

    Oi DANDARA, estou gravida amanhã saberei o sexo e se for menina terá este nome,princesa negra,guerreira.

    Tenho algo mais a acrescentar em seu blog

    Além da música de simone,tem outra música que intitula-se DANDARA. ..de uma banda de reggae aqui do meu bairro,ela está diponibilidade no YouTube a banda é N’zambi. ..ouça e me diga o que achas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *